quinta-feira, 9 de abril de 2009

Deputado prestigia Reage Blumenau


Convidado por meu colega blogueiro Fabrício Wolff, participei hoje de um encontro com o deputado federal José Carlos Vieira (DEM), conforme registro fotográfico de Daniel Zimmermann. Vieira esteve em Blumenau e procurou o Fabrício para conversar sobre a campanha Reage Blumenau. O movimento, criado pelo blog "Penso, logo insisto", teve o meu apoio e consistiu em uma cadeia de e-mails enviados a deputados federais e senadores. O conteúdo era o mesmo em todas as mensagens: um protesto contra a falta de recursos federais para a reconstrução da cidade. Repercutiu e muito em Brasília.
No dia 19 de março escrevi aqui um artigo intitulado Deboche. Expus ali minha desconfiança de que poderia haver motivações políticas por trás do atraso na liberação dos recursos prometidos pelo presidente Lula. Hoje, aproveitei para perguntar qual a opinião do deputado sobre o assunto. Polido, evitou semear a discórdia. Mas comentou:
- Dizem que lá na Bahia - estado do Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), o dinheiro chegou mais rápido.
O democrata desconversou, mas deixou transparecer que nuances políticas na esfera estadual também poderiam estar contribuindo para o problema. A burocracia, no entanto, é o maior inimigo, avalia Vieira. Para agilizar a liberação de verba federal nestes casos, observa, é preciso mudar a lei. Para tanto, destaca, é necessário que o Governo federal apresente uma proposta, pois os deputados não podem legislar sobre o assunto, segundo ele.
_ Na Alemanha, o tal do Avadan consiste numa simples folha de papel A4, assinada pelo município e pelo governo federal. Aqui, uma série de documentos e trâmites atrasa o processo.
Como membro da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, Vieira propôs uma audiência pública sobre a situação do Vale. Ela ocorre na terça-feira, às 14h30, na Câmara.