terça-feira, 14 de abril de 2009

Texfair sem Texfashion


A bola ficou dividida na organização do Texfashion, que este ano ficará de fora da Texfair, a feira blumenauense da indústria têxtil. Alguns, pensando na economia, preferiram abrir mão do evento; outros, gostariam de vê-lo mantido. A essa altura do campeonato, foi bom sinal esta divergência.
Afinal, ela mostra que nem todas as empresas sentem-se intimidadas pela crise mundial. E estão nesta condição, pois, devido ao fato de que não sentiram tão grande impacto no fluxo de caixa, à despeito dos solavancos da máquina capitalista. Aos que preferiram a cautela, porém, é preciso dar um voto de confiança. Cada um sabe qual a melhor maneira de cuidar da própria saúde financeira.
Penso, no entanto, que a manutenção do desfile poderia ser um diferencial até mais robusto agora. Muitos lojistas, também de olho na economia em tempo de crise, talvez reduzam o número de feiras visitadas este ano. Se iam a três ou quatro, às vezes mais, em anos de efervescência econômica, talvez escolham apenas uma ou duas em 2009. E daí vão escolher pelos atrativos, pela presença do evento na mídia, etc e tal. Os desfiles do Texfashion, nesta ótica, nos dão grande visibilidade. Com a presença de celebridades e modelos de alto gabarito, já tem espaço cativo na agenda da moda catarinense.