segunda-feira, 27 de abril de 2009

Marçal X honra do Legislativo


A Câmara de Vereadores de Blumenau não pode tolerar, de jeito algum, a conduta condenável do vereador João José Marçal (PP), que tentou colocar sua autoridade a serviço de irregularidades. Em uma gravação, cuja origem ninguém sabe ao certo, o parlamentar ameaça atacar o Seterb, em seus discursos na tribuna, caso a apreensão de um veículo de transporte escolar, em situação irregular, não seja revista por agentes de trânsito. Também diz que poderia prejudicar a autarquia na votação de um requerimento. No áudio da gravação, levada ao ar pela RIC Record no Jornal do Meio Dia desta segunda-feira, Marçal insinua ainda que, por ter participado da eleição do prefeito João Paulo Kleinübing (DEM), pedindo votos para o candidato democrata, mereceria tratamento diferenciado.
Pois eu acho que Marçal, que é membro da mesa Diretora da Câmara, deve ser caçado. A imagem da Câmara ficará arranhada se esta não for a saída encontrada. Um vereador tem a obrigação de zelar pela lei, já que, por definição, é um legislador. E os legisladores, eleitos pelo povo, chegam ao Parlamento com a missão de criar leis que melhorem a vida da população. Então pergunto: como confiar em um parlamentar que reivindica o descumprimento da lei? Se ele acha que leis devem ser descumpridas, com que responsabilidade criará outras para melhorar nossa vida?!
Não tenho nada contra o vereador na esfera pessoal, pode até ser boa gente, não sei, na verdade desconheço sua conduta. Como legislador, porém, tenho ressalvas. Quando disse que morreria de fome se sua mulher não trabalhasse - reclamando do salário de vereador na legislatura passada - Marçal já passou da conta. O eleitor, no entanto, considerou que ele merecia ser reeleito. O episódio em que ele tenta burlar os limites da lei, contudo, mostra que ele não está preparado para um papel tão importante como o de um parlamentar. Quem ganha o direito de sentar-se sobre uma cadeira da Câmara de Vereadores deve ter conduta inquestionável, acima de qualquer suspeita. Marçal, pelo jeito, não se enquadra neste perfil. Quero ver se os demais parlamentares se encaixam, dando o exemplo e caçando o progressista. Se não o fizerem, eu, pelo menos, ficarei de orelha em pé. A honra do Legislativo está em jogo.