quarta-feira, 15 de abril de 2009

A falsa democracia

Recebi um artigo do deputado estadual Amauri Soares (PDT), o Sargento Soares, que se posiciona contrário ao novo Código Ambiental de Santa Catarina. Decidi publicá-lo nem tanto pelo fato de ter posicionamento semelhante ao meu - leia as notas Francamente! e Até quando ??!! -, mas por trazer argumentos claros e ousados.

Segue o texto enviado pelo deputado:

" Infelizmente, os detentores do poder econômico detém também o poder político. O agronegócio fez valer sua força, exigindo dos deputados, cujas campanhas financiam, o voto obediente e cego. A maioria das pessoas não percebem que, quando falam em nome dos pequenos agricultores, estão, na verdade, defendendo o agronegócio e as madeireiras. A minoria dos deputados, que não tem amarras com o poder econômico e nem deve favor político ao governo, infelizmente não consegue virar esse jogo.
O que chamam de democracia é um embuste, pois os interesses econômicos dos grandes sempre prevalecerão com o atual modelo representativo. O que nos resta, aos poucos que não temos e não queremos ter parte nesse jogo - onde a maioria do povo e os interesses gerais sempre perdem - é continuar fazendo a denúncia.
Sei que é pouco, mas é o que podemos fazer, esperando o surgimento de uma nova consciência, que poderá colocar tudo isso pelos ares. Os conscientes são a minoria e as coisas só mudarão quando forem a maioria"