quarta-feira, 6 de maio de 2009

A cova da Cristais Hering

Pelo jeito acertei a previsão de que a Cristais Hering não voltaria a produzir. No início de março, quando os jornais informavam que a empresa fechava as portas para se reestruturar, alertei: ela poderia estar, na verdade, encerrando sua história.
Agora querem botar a culpa no juiz que decretou o confisco de bens da empresa para o pagamento de dívidas acumuladas junto à União. O administrador da Cristais, em matéria publicada ontem pelo Santa, argumenta que investidores estariam dispostos a colocar dinheiro ali desde que o magistrado reavalie seu posicionamento. O valor, de acordo com reportagem anterior, também do JSC, seria de R$ 500 mil.
Sinceramente, acho isso uma balela. Primeiro porque investir na Cristais Hering, apesar de toda a história deste ícone do empreendedorismo blumenauense, é, no momento, botar dinheiro fora. Segundo porque R$ 500 mil em uma dívida de R$ 300 milhões é a mesma coisa que nada. E em terceiro porque a culpa pela situação vivida pela empresa é de seus administradores, e não do juiz. Foram eles que fizeram sei lá o quê com o dinheiro que passou pelo caixa da fábrica durante anos e anos.
Se for assim, fica fácil, até eu abro uma empresa: dou calote em todo mundo, fico com o dinheiro pra mim e depois ainda culpo a Justiça quando esta me cobrar a dívida. Com um pouco de sorte, a opinião pública fica do meu lado e continuo a festa. Que tal?? Desculpem-me, mas quem cavou a cova da Cristais Hering foi ela própria.