sexta-feira, 8 de maio de 2009

É preciso investigar

Hoje parei para ler a Folha de Blumenau com mais atenção e li então a matéria sobre o contrato de uma empresa de transportes com a prefeitura de Blumenau. O vereador petista Vanderlei de Oliveira, de acordo com a reportagem, apresenta documentos segundo os quais um repasse de R$ 195 mil, em fevereiro, teria sido feito, pela administração municipal, à tal empresa. O objetivo seria o transporte de donativos para as vítimas da tragédia de novembro, e o dinheiro da contratação teria saído da conta aberta pela prefeitura para arrecadar doações.
Um caminhão novo, trabalhando com cargas líquidas e inflamáveis, como álcool e derivados de petróleo, considerados o filet mignon do transporte, consegue faturar cerca de R$ 3 por quilômetro rodado. Faturamentos muito superiores a isso são difíceis de serem alcançados no mercado de transportes hoje, considerando o ambiente de elevada concorrência do setor.
Nesta conta, a empresa contratada pela prefeitura teria que rodar mais de 60 mil quilômetros em um mês para justificar o valor do negócio. É muita quilometragem, cerca de cinco vezes o que roda um caminhão-tanque percorrendo diversos estados do país.
Por isso é importante saber, para medir a existência ou não de irregularidades, como alega o vereador, quantos caminhões a tal empresa subcontratou e quais as distâncias e itinerários percorridos. Este é o caminho para se checar a licitude do contrato, iniciativa esta que merece atenção dos órgão competentes do Executivo e do Judiciário.