sábado, 2 de maio de 2009

Os detalhes do cálculo

Gostaria de ver os estudos sobre os quais fala o vereador Marcelo Schrubbe (DEM), em reportagem publicada pela Folha de Blumenau neste fim de semana. De acordo com ele, tais levantamentos calculam em R$ 910 milhões os prejuízos causados pela tragédia de novembro. Este seria, portanto, o custo total de reconstrução da cidade.
Não que eu desconfie da lisura do cálculo, mas trata-se de um valor bastante elevado. Equivale a todo o orçamento do município para 2009. Se entrasse no caixa da prefeitura de uma só vez, funcionaria com uma espécie de 13º salário para o ente público. É muito dinheiro, difícil até, para um leigo como eu, imaginar tudo que dá pra fazer com ele.
Mas façamos um exercício de imaginação:

- O treho mais atingido da Via Expressa custou, para ser concluído, há um ano, cerca de R$ 15 milhões. Para ser recuperado, após os estragos, imagino que não precise de igual quantia, afinal, nem todo ele foi destruído. Suponho então que, com uns R$ 10 milhões, seja possível reconstruir a avenida.

- Não tenho idéia de quanto se gastará para recuperar o sistema pluvial em frente ao Sesi, na Rua Itajaí, mas posso imaginar que deve ser um valor muitíssimo inferior aos cerca de R$ 40 milhões que o governo municipal investirá para ampliar em cerca de 20% a infra-estrutura sanitária da cidade. Algo em torno de R$ 5 milhões me parece um valor razoavel para recompor aquela estrutura.

- As 11 pontes que precisam ser reconstruídas, penso, não devem consumir mais do que R$ 5 milhões cada uma, em média, considerando que a amplitude dos estragos é diferente em cada uma. Acho um valor até alto, já que elas serão reconstruídas, não construídas. Em boa partedos casos, basta recuperar as cabeceiras.

- Um cálculo simplista, utilizado para projeções incipientes, estima em R$ 1 milhão por quilômetro o custo da pavimentação em rodovias. Desconheço a extensão total dos trechos atingidos no perímetro urbano, mas penso que dificilmente seria superior a uns 100 quilômetros, que é a distância percorrida entre Blumenau e Rio do Sul, aproximadamente.

Aqui neste exercício, feito com a liberdade da inflexão, seria possível reestabelecer boa parte da infraestrutura da cidade com R$ 170 milhões. É preciso ressaltar, claro, que ainda há galerias pluviais para serem desobstruídas, encostas - como o Ristow - para serem recuperadas e equipamentos urbanísticos - como trevos, parques e jardins - precisando de reparos. Mas são eles que irão consumir os R$ 740 milhões que, nesta conta simplista, faltariam para fechar a conta sugerida pelo vereador Marcelo Schrubbe?
Por isso seria interessante que o Executivo municipal apresentasse, detalhadamente, os estudos em questão. Assim qualquer dúvida seria dirimida e os mecanismos de pressão sobre Brasília poderiam até surtir efeitos mais significativos. Fica aí a sugestão.