terça-feira, 19 de maio de 2009

Um novo desafio

Quando pedi demissão e deixei o Jornal de Santa Catarina, há dois meses e meio, disse a meus colegas - e a todos que me perguntaram - que estava partindo para a execução de projetos pessoais. Basicamente três coisas: um livro, um blog e um portal na internet. Dois deles decolaram e estão andando a passos largos. O Blog vem ganhando leitores e acessos, enquanto o portal, se tudo der certo, deverá estar na Web até o final de junho. Já o livro, que é minha grande obsessão, terá que esperar mais algum tempo, até que coisas mais concretas se acomodem.
Mas um novo desafio, que não estava em meus planos, surgiu para não deixar-me trabalhar menos de 15 horas por dia. Nesta quinta-feira, depois de dois anos e um mês, volto para a Folha de Blumenau, onde assumo as editorias de Política e Economia.
O trabalho em veículos de comunicação, como disse a todos quando deixei o Santa, era uma possibilidade afastada naquele momento. Dediquei-me, nestes quase três meses, apenas a meu Blog e ao portal que, em parceria com outros profissionais, estou formatando. Mas sabe como é redação para jornalista: um vício. Por isso, depois de conversar por algumas vezes com o pessoal da Mundi Editora, que me honrou com uma proposta tentadora, decidi aceitar o desafio de coordenar as duas editorias do periódico blumenauense.
Cheguei a declinar do convite num primeiro momento, mas percebi depois que não deveria desperdiçar a oportunidade. A Folha é hoje, em circulação, o segundo veículo da cidade. Em apenas três anos, ganhou espaço significativo e agora é referência na pauta e na discussão dos assuntos mais relevantes na cidade. E, neste contexto, as editorias de Política e Economia têm importância singular, principalmente por envolverem assuntos que podem definir os rumos da cidade e da região.
Volto, portanto, à peleia da notícia. Agora, além de analisar e interpretar fatos, como vinha fazendo nos últimos meses, vou narrá-los também. Um novo desafio, uma nova motivação. Coisa boa isso. Espero agradar a todos.