sábado, 23 de maio de 2009

Era preciso mais

Esperei a poeira baixar para voltar ao assunto. E mesmo assim vou falar pouco para não falar besteira. Afinal, agora preciso ter muito mais cuidado com o que falo.
De qualquer forma, na minha opinião, a Câmara de Vereadores deveria ter, sim, cassado o vereador João José Marçal (PP). Repito: nada tenho contra ele na esfera pessoal, até porque desconheço sua intimidade.
Mas a questão é meramente técnica, ele é um legislador e reivindicou o descumprimento da lei. Só isso, simples assim. O que mais, então, é necessário para que um parlamentar quebre o decoro? Precisa matar alguém, fazer falcatruas e chamar a imprensa para anunciá-las em coletiva? Pois não consigo me conformar, não consigo.
Resta-nos torcer, assim, para que ele, Marçal, e todos os colegas de legislatura, aprendam com o episódio e busquem aprimorar suas condutas, no sentido de ter mais respeito e zelo no trato da função pública. Que tenha boa sorte o vereador, então, se quiser ele, a partir de agora, apostar na retidão de sua postura, na adoção de princípios calcados na licitude. É o mínimo que se espera de um legislador.
Em tempo: mesmo um tanto decepcionado com nossos parlamentares - cujas virtudes ainda quero poder exaltar, aqui neste mesmo espaço -, agradeço, de forma sincera, os Votos de Congratulações que recebi da Casa no último dia 11. O ofício, gerado a partir de um requerimento da vereadora Norma Dickmann (DEM) e assinado pelo presidente da Câmara, Jens Mantau (PMDB), traz cumprimentos "pelo empenho em divulgar e cobrar ações, na campanha Reage Blumenau (...), com relação à liberação de recursos para a reconstrução de nossa cidade. Desejando pleno êxito, externo protestos de elevada estima e distinta consideração".