sexta-feira, 15 de maio de 2009

Discussão inócua

Tem-se batido muito nessa tecla do projeto de lei que obriga os bancos a disponibilizarem vigias nos caixas eletrônicos. Eu, no entanto, acredito que tanto a discussão quanto a proposta, apresentada pelo vereador Napoleão Bernardes, são inócuas. A iniciativa pode até ser bem intencionada, como o é o vereador, mas o problema é que uma lei como essa, além de ter dificuldade para colar - veja a das filas nos bancos, não deu em nada - também ataca um problema muito localizado, exacerbadamente pontual. Quantos casos de assalto em caixas eletrônicos temos em Blumenau por mês? Basta pedir as estatísticas às policias, mas aposto que são muito poucos, talvez sequer existam.
Agora confira o número de assaltos, à mão-armada, que há, quase todos os dias, a farmácias, padarias, lotéricas, postos de combustível? São dezenas, talvez centenas. Bancos são lugares seguros: ficam próximos a grande concentrações de gente - raramente estão vazios - e só funcionam até 10h. Além do mais, nenhum bandido quer perder tempo e correr risco abordando um sujeito com R$ 20 no bolso.
O problema da cidade é o efetivo insuficiente da Polícia Militar nas ruas. Se houver policiais fazendo ronda ostensiva nas ruas, os marginais ficarão acoados. Perderão a coragem, serão entocados como ratos. Aí param de assaltar farmácias, padarias, postos e lotéricas. E não imagino que começarão a assaltar caixas eletrônicos em busca de um novo nicho, certo? Se já não o fazem hoje, não imagino que o farão depois de resolvermos o problema da segurança pública.
Um amigo do peito meu, o Gil Riella, funcionário do Banco Central, voltou de Nova York no início deste ano. Morou quatro anos lá, onde fez doutorado. Quando veio a Blumenau para uma visita, há dois meses, contou-me que, de tudo o que viu na Grande Maçã, o que mais a ele impressionou foi a segurança da cidade. Diz o Gil que lá você anda a qualquer horário, em qualquer rua, sem nenhum medo de assalto. E olha que no início da década de 70, NY tinha a fama de cidade mais violenta do mundo. Sabem qual o segredo: ronda ostensiva.
Os policiais, de acordo com Gil, andam à paisana entre os pedestres nas ruas; viaturas circulam com frequencia, afugentando criminosos. Uma simples "mijada" na rua rende detenção e multa de US$ 150, paga na hora.
É por isso que eu acho que perderemos tempo discutindo o projeto do vereador Bernardes, por mais bem intencionado que seja. Precisamos encontrar, sim, uma saída para o problema da falta de efetivo policial, é aí que os poderes Legislativo e Executivo, assim como o próprio Judiciário, podem e devem focar energia. Concordo com o veto do prefeito, acho que se promulgarem a lei perderemos mais tempo ainda com processos na Justiça, manifestações, debates. E perderemos tempo à toa, deixando os bandidos livres na rua para continuar assaltando, daqui a pouco até caixas eletrônicos.