segunda-feira, 9 de março de 2009

Educação

O irmão de minha esposa tem 12 anos e há menos de dois começou a ter as primeiras noções de informática. Isso na própria casa, depois que por lá instalaram um computador. Matriculado em uma escola do município, ele conta que, no estabelecimento de ensino em que cursará a 5ª série este ano, não há computadores disponíveis para a garotada, que raramente ou quase nunca senta-se em frente a um monitor. Aulas de informática nem pensar - tanto que ele, até pouco tempo, achava que http era com arroba e e-mail com www.
Considerando que nas escolas particulares crianças de três anos já têm aulas de informática, constata-se que a defasagem no ensino público ainda é monstruosa. As gerações atuais precisam relacionar-se com o meio virtual desde cedo, sob pena de tornarem-se precocemente obsoletas.
Faço tal raciocíno com base em matéria publicada hoje pelo Santa. Blumenau tem índices educacionais acima da média, somos uma sociedade bem educada, não é de hoje, nos desenvolvemos graças a isto. Mas perderemos esta vantagem competitiva se não forem feitos investimentos maciços na infra-estrutura educacional. Não basta ensinar alunos a compreender textos _ esta, aliás, é uma etapa que já deveríamos ter vencido. É preciso equipar as escolas com equipamentos de última geração e atrair - com bons salários - profissionais qualificados para a docência de nível fundamental. Sem isso, continuaremos fazendo da educação uma plataforma para discursos eleitoreiros.