O noticiário local desta semana está recheado de pérolas. E elas são brilhantes, polidas, reluzentes. Foram talhadas com muito esmero por seus autores, há que se reconhecer.
Na Folha de Blumenau, o arquiteto João Francisco Noll, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Furb, sugere que o esqueleto daquele projeto de centro comercial perto do Sesi, ao lado da central dos Correios, seja transformado em um condomínio de moradias populares. Brilhante!! Em uma das principais entradas da cidade - aliás a que hoje está em melhor estado -, vamos construir uma unidade habitacional para famílias de baixa renda. Vamos receber os turistas com roupas na varanda, fachadas lúgubres, crianças jogando bola no terreiro. Vamos mostrar aos visitantes, com orgulho, que também temos pobreza. Deixaremos claro que, embora conhecidos como a cidade da indústria, do turismo de compra e eventos, da colonização germânica, também sabemos ser subdesenvolvidos, carentes, injustos, pobres. Assim, quem sabe, eles não mudem de ideia, façam a volta ali mesmo e dirijam-se para Brusque, Joinville, Jaraguá do Sul...
No Santa, fiquei sabendo que arrumaram, enfim, uma ocupação para o ex-vereador José Luis Gaspar Clerici, que presidiu a Câmara entre 2007 e 2008. Ele será diretor de Atividades Administrativas e terá como chefe o colega de partido e vice-prefeito, Rufinus Seibt (PMDB). Atuará em conjunto, parece, com a diretoria de Articulação Política Comunitária, que, pressuponho, seja ligada à Secretaria de Governo e Articulação Política, comandada por Edson Brunsfeld. Ou não??!! Bom, enfim, o novo governo do prefeito João Paulo Kleinübing começa a ter tantos cargos e caciques que tá ficando difícil saber quem manda em quem. Só espero que a cidade continue funcionando como funcionou nos quatros anos que se passaram.